Fique de olho no Portal da Transparência de Goiânia

28 de maio de 2015 14:12

O Portal da Transparência é a sua ferramenta para acompanhar como todos os investimentos e gastos são realizados pela Prefeitura de Goiânia. Ou seja, como os valores de tributos pagos pelos cidadãos estão sendo aplicados pelo Poder Público. No site estão disponíveis todos os balancetes detalhados com as receitas e despesas da administração municipal. Os empenhos podem ser acompanhados em tempo real – com o nome do beneficiário, o valor da operação realizada, o bem ou serviço adquirido e o processo licitatório, quando este for necessário.

O Portal da Transparência consolida a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) realizada pela Prefeitura de Goiânia. A transparência da gestão pública é uma exigência da população e está prevista em lei.

Para acompanhar é fácil, basta acessar o SITE e se informar sobre a lei, bem como analisar o manual de navegação. Mas, para facilitar sua vida vamos deixar o link onde você encontra os ORÇAMENTOS, a RECEITA e as DESPESAS municipais e, a partir daí você pode começar a acompanhar, baixando os arquivos em excel. Ler é muito importante para entender tudo e denunciar, caso haja suspeita de algo errado.

8b3e9f1f7345c34f7e68944b4e59ff7d

CGU lança índice que mede transparência de estados e municípios

Em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio, a Controladoria-Geral da União (CGU) lança, na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

A criação de uma nota gerou um ranking dos entes avaliados. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Eles são seguidos do Paraná, de Sergipe, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero.

Em âmbito municipal, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. Contudo, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois. Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez (1,4%), sendo cinco da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) não pontuaram.

Os entes que tiraram nota baixa e tiverem dificuldades na implementação da Lei de Acesso podem entrar em contato com a Controladoria para pedir auxílio ao órgão pelo Programa Brasil Transparente. Criado em 2013, o programa ajuda estados e municípios na aplicação de medidas de transparência, a partir de capacitações, distribuição de material, apoio no desenvolvimento dos Portais da Transparência locais e cessão do código-fonte do Serviço Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Com o resultado da EBT, a CGU visa aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um acompanhamento das ações realizadas por estados e municípios. Ainda no 2º semestre deste ano, a Controladoria pretende realizar nova avaliação da EBT. A expectativa é ampliar a amostra e também permitir a inscrição para os municípios que queiram ser avaliados pela CGU.

Escala-Brasil-Transparente_metodologia-e1431704541453

Métrica

O diferencial da metodologia criada pela CGU é a verificação da efetividade da Lei de Acesso, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo, a fim de verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais. Dessa forma, a métrica primou pela efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

A amostra foi obtida a partir de uma seleção aleatória para os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. A avaliação ocorreu apenas no Poder Executivo do ente. Foi reservado um percentual aproximado de 9% para municípios de cada estado. Também foram incluídas na amostra todas as capitais, bem como todos os estados e o Distrito Federal.

Via CGU

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Goiânia

O OSB-Goiânia é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB-Goiânia é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua 101, nº 123, Ed. Centro de Serviços OAB, Setor Sul
CEP: 74.080-150
Telefone: +55 62 3235 6502
E-mail: goiania@osbrasil.org.br